Edital de Chamada Abott’s! HUB 001/2022




O Abott’s! HUB é uma iniciativa da Abott’s! para criar e promover soluções de serviços e tecnologias inovadoras para a promoção do Desenvolvimento Econômico Nacional. É um local físico e digital ("figital") que promove eventos, capacitações e demonstrações, para inspirar Empreendedores para o setor de mídia e entretenimento que considerados estratégicos pela Abott’s! que necessitam de soluções inovadoras para os seus associados.


Assim, a Abott’s! HUB busca soluções inovadoras em mídia e entretenimento para os desafios desta indústria por meio da transformação digital (TD), considerando prioritariamente as áreas que provoquem impacto positivo no desenvolvimento sustentável de aplicações Over-The-Top.

O Programa apoiará startups desde a fase de validação até a fase de escala, de forma não residente.

1. OBJETIVO

  1. A presente chamada tem por objetivo selecionar startups de base tecnológica especializadas em MídiaTech para participar do Abott’s! HUB.

Considera-se empresa de base tecnológica (Startup): a “empresa cuja estratégia empresarial e de negócios é sustentada pela inovação e cuja base técnica de produção está sujeita a mudanças frequentes, advindas da concorrência centrada em esforços continuados de pesquisa e desenvolvimento tecnológico” (FINEP, 2000).

PROGRAMA Abott’s! HUB 


2 . Os novos empreendimentos selecionados pela presente chamada irão ingressar no Programa de Incubação, que possui duas fases, sendo que dependendo da maturidade do negócio o programa pode ter a duração de 12 meses, podendo ser renovado até o limite de 36 (trinta e seis) meses e é destinado às startups de base tecnológica desde a fase de validação até a fase de escala.


  1. Das fases do Programa Abott’s! HUB

    O Programa de Incubação é composto por duas fases que separam as startups de acordo com o nível de maturidade do negócio.


  1. StartPlay


A fase StartPlay contempla as duas primeiras etapas do programa: validação e geração de demanda.


  1. Validação

Tem como objetivo entender os clientes e o problema que a startup pode resolver e validar uma solução que satisfaça as necessidades e que resolva o problema do cliente ou associado. Com foco em validar uma dor de mercado, uma solução e um modelo de negócio.

Marco: Conquistar os primeiros clientes pagantes com as mesmas características engajados com a solução, resolvendo um mesmo problema, garantindo a validação do modelo de negócio.

  1. Geração de demanda

Cria a demanda e direciona o consumidor para o canal de vendas, testando conversão e satisfação de clientes pagantes. Com foco em impulsionar o produto no mercado a partir de uma solução validada.


Marco: Validar um processo e canal de vendas, garantindo o aumento do número de clientes, gerando demanda no mercado.

  1. FastFoward 


A fase FastFoward contempla as duas últimas etapas do programa: tração de vendas e escala.

  1. Tração de vendas


O objetivo aqui é crescer, estruturar o fluxo de caixa, validar o canal de vendas, qualificar o produto e ter um PMF (product market fit) validado. Como foco em aumentar as vendas a partir de um canal com aderência no mercado.


Marco: Garantir a estruturação dos times e lideranças da empresa, assim como os processos de gestão estratégica, visando a alavancagem da máquina de vendas e uma arquitetura de produto escalável.


  1. Escala


Nesta etapa a startup busca acesso a capital, crescer o faturamento e o número de colaboradores e ter todos os seus processos estruturados. Com foco em estruturar operação para escalar a máquina de vendas.


Marco: Garantir a estrutura dos processos dos eixos estratégicos da empresa, assim como os seus indicadores.

  1. Cada uma das fases é composta por diferentes atividades e entregas a serem realizadas.

  1. Haverá um sistema de pontuação onde as startups serão avaliadas de acordo com o seu engajamento e desempenho durante o programa.


3.3. Incubação não residente

O Programa de Abott’s! HUB será realizado na modalidade não residente. Nessa modalidade a startup não ocupará uma sala nas dependências do Abott’s!,


  1. PRÉ REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO


  1. Estão aptas a participar do Programa Abott’s! HUB, startups de base tecnológica especializadas para mercado de mídia e entretenimento;

  2. É necessário que a equipe informe a dedicação que pretende oferecer ao negócio e que possui competências técnicas, pessoais e de gestão complementares para o desenvolvimento da empresa;

  3. Propostas em fase de ideação serão automaticamente aceitas, ou seja, startups que não tenham iniciado seu processo de validação/operação e sejam caracterizadas apenas como uma ideia serão bem vindas;

  4. A startup não precisa ter CNPJ no momento da inscrição no processo seletivo da Abott’s! HUB, mas, uma vez aprovada no processo, terá um prazo de até 90 dias para constituir a empresa e obter o CNPJ com CNAE de atividades voltadas ao setor tecnologia;

  5. Poderão participar startups de todo o Brasil.


  1. SERVIÇOS E BENEFÍCIOS OFERECIDOS


  1. O processo de incubação é voltado a apoiar o desenvolvimento de empresas sendo oferecidos, de forma geral:


  1. Desenvolvimento e aperfeiçoamento dos gestores, por meio de acompanhamento e trilha de desenvolvimento do empreendedor;

  2. São oferecidas consultorias em diversas áreas atuais com profissionais do mercado. Os nomes dos consultores(as)estão em definição;

  3. Acesso a programas de apoio - Mediante a disponibilidade de recursos de fomento, o(a) empreendedor(a) terá(ão) acesso a programas de auxílio e desenvolvimento conforme o progresso da solução

  4. Eventos de Networking empresarial e fortalecimento da rede de relacionamento;

  5. Eventos de capacitação e desenvolvimento de conhecimento;

  6. Aproximação com Investidores – Contato e aproximação com redes de investidores-anjo e fundos de venture capital;

  7. Oportunidades de participação em programas e cursos oferecidos pelos parceiros da Abotts! Hub;

  8. Programa de Mentoria. Os nomes dos mentores(as) estão em fase de definição;

  9. Acompanhamento do desempenho da startup por meio de coleta de indicadores, diagnóstico e health score;

  10. Onboarding estratégico e ramp-up para marcar o início e fim da startup dentro de cada fase da metodologia;

  11. Contato com todos os outros empreendedores que fazem parte do Programa, que se apoiarão buscando o desenvolvimento de seus negócios, trocando experiências e compartilhando conquistas uns com os outros.

  12. Associação automática à Abott’s! (com isenção da taxa de associação durante o período de incubação) e acesso direto a todos os benefícios e convênios. Para conhecer sobre os benefícios e convênios oferecidos pela Abott’s! acesse o portal: www.Abott’s!.com.br;

  13. Possibilidade de contratação das empresas incubadas por empresas beneficiárias da Lei de Informática, para realização de projetos de P&D&I;

  14. Contato com divulgação de oportunidades variadas, tais como: editais para captação de recursos, programas de capacitação, fóruns de investimentos, rodadas de negócios, missões empresariais, participação em feiras e eventos, entre outros;

  15. Visibilidade por meio dos canais do Abott’s! e do Abott’s! HUB.


  1. PROCESSO DE SELEÇÃO


  1. O processo seletivo previsto nesta chamada aceitará propostas de 01 de setembro de 2022, até as 23:59h do dia 30 de setembro de 2022.


  1. Após este prazo, a plataforma para recebimento de propostas será desativada, não aceitando propostas fora do prazo.


  1. As propostas aprovadas pela presente chamada iniciarão seu período no Programa Abott’s! HUB  a partir de 01 de outubro de 2022.


  1. O processo de seleção envolve etapas eliminatórias descritas no item 7. A ausência ou insuficiência de informações sobre quaisquer das etapas poderá resultar na desclassificação da proposta. As notas referentes aos critérios de avaliação em cada uma das etapas serão dadas de 0 a 10.

  1. DAS ETAPAS DO PROCESSO DE SELEÇÃO


  1. Etapa I - Inscrições


Etapa que compreende o preenchimento da inscrição com dados do negócio e informações do empreendedor.


  1. Os interessados deverão realizar o cadastro da startup no endereço AQUI (Googe Docs); submetendo-os até a data prevista no cronograma desta chamada.
    É obrigatória a apresentação do vídeo do pitch sobre o negócio. O vídeo deve ter até 3 minutos e depois de gravado é necessário fazer o upload em alguma plataforma de Streaming (Youtube, Vimeo etc.), e por fim inserir o link no formulário de inscrição.

*Inscrições que possuam vídeos que excedam 3 minutos serão desclassificadas.

  1. É obrigatória a apresentação do pitch deck. Ele deve conter no máximo 10 slides e apresentar informações da startup nos seguintes eixos:


  • Dor do mercado e público-alvo, relacionados aos desafios soluções inovadoras em mídia e entretenimento para os desafios desta indústria por meio da transformação digital (TD), considerando prioritariamente os segmentos foco da chamada, além de outras áreas que provoquem impacto positivo no desenvolvimento sustentável do segmento de mídia, entretenimento e aplicações Over-The-Top.

  • Solução proposta, tecnologia aplicada e seu estágio de desenvolvimento, sendo voltadas à melhoria da efetividade e eficiência, transparência e accountability, e qualidade nos serviços de mídia, entretenimento e aplicações Over-The-Top.

  • Potencial de mercado e escalabilidade

  • Modelo de negócio

  • Formação da equipe e dos fundadores

  • Alinhamento e expectativa com o programa


  1. Etapa II - Avaliação das inscrições


Etapa em que serão avaliadas as submissões das inscrições de acordo com os critérios de seleção.


  1. Encerrado o prazo de submissão das inscrições, será feita a conferência de modo a verificar se todos os pré-requisitos foram atendidos;

  2. Será feita a análise de cada um dos critérios de seleção com base nas respostas obtidas e as startups mais bem colocadas se qualificarão para a próxima etapa;

  3. Esta fase é eliminatória, na qual serão selecionadas no máximo 20 empresas para a próxima fase.

  4. A Abotts! HUB comunicará o resultado desta etapa até o dia 31 de outubro de 2022 por e- mail.


  1. Etapa III - Entrevistas


Os empreendedores aprovados na segunda etapa serão convidados a passar por uma entrevista em que será avaliado o perfil do empreendedor e como o Programa faz sentido para a jornada da Startup.


  1. A terceira etapa consiste na entrevista com os empreendedores;

  2. A data e horário da apresentação serão divulgados previamente aos candidatos e está prevista para ocorrer entre os dias 15 de setembro e 31 de outubro de 2022, podendo sofrer alterações;

  3. Será feita uma avaliação das entrevistas com base nos critérios de seleção e os mais bem avaliados serão selecionados;

  4. Esta fase é eliminatória, na qual serão selecionadas no máximo 10 empresas para a próxima fase;


  1. Etapa IV - Banca final

Na última etapa, a startup deverá passar por uma banca final, onde serão avaliados todos os critérios dentro do processo de seleção. A startup deverá apresentar um pitch e responder às perguntas da banca. Os mais bem avaliados neste momento serão convidados a participar do Programa, sendo direcionados para as fases StartPlay ou FastFoward.


  1. A última etapa consiste na conversa com uma Banca de Avaliação, constituída por membros convidados pela Abott’s! HUB, incluindo representantes da Abott’s! e especialistas do ecossistema.

  2. Será feita uma apresentação seguida por perguntas da banca de avaliação. A duração da apresentação, data e horário serão divulgados previamente aos candidatos e de acordo com o cronograma criado levando em conta o número de selecionados para o Programa;

  3. Para a apresentação, sugere-se que contenha até 10 slides, cobrindo obrigatoriamente os seguintes tópicos:


  • Estágio de desenvolvimento da solução

  • Potencial de mercado e escalabilidade

  • Modelo de negócio

  • Formação da equipe e dos fundadores

  • Alinhamento e expectativa com o programa


  1. Será feita uma avaliação com base nos critérios de seleção e os mais bem avaliados serão selecionados;

  2. Esta fase é eliminatória, selecionando apenas 5 empresas para o programa de incubação.


  1. Etapa V - Assinatura do contrato


Com as startups selecionadas para o Programa Abott’s! HUB, será dado início para o processo de assinatura de contrato e onboarding no Programa, previsto para acontecer dia 01 de novembro de 2022.


  1. CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO


  1. A classificação das propostas será estabelecida pelos seguintes critérios de seleção:


  • Solução tecnológica competitiva, com grau de inovação;

  • Tamanho de mercado e potencial de escalabilidade;

  • Viabilidade econômica e financeira;

  • Estratégias para operacionalizar o negócio e modelo de monetização;

    Empreendedores com experiência de mercado, alinhados à cultura da Abott’s! e com habilidades e competências para desenvolvimento do negócio.

  • Time complementar dedicado à startup, com habilidades e competências para desenvolver o negócio;


  1.  Serão selecionadas até 5 (cinco) startups para participarem do programa Abott’s! HUB; poderá, a critério da Abott’s!, ser selecionado um número maior de startups que comporão uma lista de espera (organizada pela ordem de pontuação de cada startup no processo seletivo) que poderá ser acionada em caso de desligamento ou graduação de alguma das 5 (cinco) startups selecionadas, ou ainda pelo aumento da capacidade de atendimento comissão de mentoria da Abott’s. Essa lista de espera terá validade pelo prazo de até 12 (doze) meses, preservadas as condições de seleção deste edital.


  1. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL


  1. O resultado do processo de seleção será divulgado aos proponentes por e-mail e a lista dos aprovados estará disponível no site da Abott’s!;

  2. Os candidatos que chegarem na etapa de banca de avaliação final, poderão solicitar feedback do processo seletivo. Este feedback será dado apenas por e-mail.


  1. DA PROPRIEDADE INTELECTUAL


  1. As informações enviadas pelo proponente no ato da inscrição são de inteira responsabilidade de seus autores. Estas informações deverão ser de caráter original ficando expressamente proibido o plágio que, além de ilegal, é prerrogativa para a desconsideração da inscrição ou eliminação da equipe no programa. Ao se inscrever, os membros das equipes candidatas atestam que as informações são originais e não infringem a propriedade intelectual de terceiros;


  1. As informações enviadas pelas equipes candidatas ficam armazenadas na plataforma usada pela Incubadora com acesso restrito apenas aos membros da coordenação e comissão avaliadora do programa que possuem acordos de confidencialidade com a Incubadora.


  1. Como é de costume neste tipo de inscrição (comum em competições de ideias, programas de empreendedorismo de incubadoras e aceleradoras etc.), a natureza das informações solicitadas no formulário de inscrição não exige que sejam reveladas informações que comprometam a estratégia de proteção intelectual do objeto que está sendo apresentado. Trata-se de um formulário de fácil preenchimento que solicita respostas enxutas, conteúdo breve e pouco detalhado, cooperando desta forma para tornar mais objetiva a avaliação da comissão.



  1. DISPOSIÇÕES GERAIS


12.1 A critério da Coordenação da Abott’s! HUB poderão ser selecionados candidatos cuja admissão fique condicionada ao cumprimento de alguma exigência específica, ou ao surgimento de nova vaga;


As propostas selecionadas somente iniciarão o processo de incubação mediante cumprimento e aceitação dos termos do contrato a ser firmado entre as partes;


  1. O número de candidatos aprovados poderá ser diferente ao número de vagas divulgadas, ficando a critério da Coordenação da Abott’s! HUB ;


  1. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação da Abott’s! HUB;


  1. As decisões da Coordenação da Abott’s! HUB e da Banca são soberanas e irrecorríveis.


  1. INFORMAÇÕES ADICIONAIS


  1. Para esclarecimentos sobre o processo de seleção, os contatos poderão ser realizados pelo e-mail: eventos@abotts.com.br.