Receitas de publicidade no podcast devem ultrapassar US$ 1 bilhão até 2021 nos EUA



No Brasil, o podcast ainda engatinha, mas dá sinais de fôlego para crescer. Novos números do IAB e da PwC mostram que este mercado se apresenta uma grande oportunidade para os produtores e anunciantes. 

A mais recente pesquisa do Interactive Advertising Bureau (IAB) e PwC sobre a indústria de podcasting aponta que este mercado se apresenta como uma grande oportunidade de negócios para os produtores de conteúdo e anunciantes: no ano passado, os investimentos em anúncios nesta modalidade de conteúdo foi em torno de US$ 479 milhões, sendo que a expectativa para 2021 é que publicidade fique acima de US$ 1 bilhão.

O estudo aponta que nos EUA as receitas de publicidade podcast envolvem 22 empresas e que elas cresceram 34% em 2018, comparadas com os 257,4 milhões apurados em 2017. Para 2019, a projeção é de aumento de 42%.

Os podcasts estão se tornando são uma das alternativas para a difusão de conteúdo a partir de áudio digital e os profissionais de marketing e as marcas já estão descobrindo as novas possibilidades que esta modalidade oferece. 

O estudo do IAB e PwC descobriu também que os anúncios de podcast estão atualmente divididos entre anúncios de reconhecimento de marca e anúncios de resposta direta. A grande maioria (73,7%) dos anúncios é comprada por marcas no varejo, serviços financeiros, business-to-business, artes e entretenimento e telecomunicações.

No Brasil, o podcast ainda engatinha, mas dá sinais de fôlego para crescer 

No Brasil, o podcast ainda enfrenta muitos desafios, mas vem conquistando nichos em segmentos de públicos, principalmente para a difusão de informação, notícias e debates sobre diversos temas. Uma pesquisa do Ibope foi divulgada recentemente na Maratona Piauí CBN de Podcast, aponta que 40% dos internautas já ouviram podcast, o que representa 50 milhões de pessoas.

Jovens, homens e integrantes das classes A e B são os principais interessados em podcasts. Entre os homens, 45% já ouviram podcast ao menos uma vez; entre as mulheres, o índice cai para 36%. A familiaridade com esse tipo de mídia cresce em proporção inversa à idade: entre os jovens, 47% já ouviram podcast; entre os mais velhos, apenas 30%. Mulheres e pessoas com mais de 55 anos são os que menos ouvem podcasts. Os dados são de um post publicado pela revista Piauí.

Algumas plataformas de streaming de música oferecem canais se podcast para diversos públicos, desde jornalismo, tecnologia, artes, música, cinema, pesquisa e ciência, entre outros. Np streaming, a publicidade são embarcada enquanto que em sites, cada um deles cuida da sua grade.